Taxas de Juro

Segundo o Banco de Moçambique, citando o seu Comunicado de Imprensa 05/2015, no mercado a retalho em Moçambique, a taxa de juro média nominal praticada pelas instituições de crédito nas suas operações activas, para a maturidade de um ano, fixou-se em 18,42%, em Março, o que corresponde a uma redução acumulada e anual de 2,33 pp e 2,59 pp, respectivamente. A taxa de juro média das operações passivas fixou-se em 8,74%, cerca de 54 pb abaixo do observado no período homólogo de 2014. No mesmo período, a prime rate média do sistema reduziu em 10 pb para 14,75%, relativamente a Março de 2014.



Porquê educação financeira?

A DSD não tem pretensão de se posicionar como a detentora privilegiada do conhecimento na área de finanças pessoais. O presente seriado de artigos em finanças pessoais pretende fornecer algumas referências para que cada leitor possa ter um instrumento actual que possa usar na sua vida prática, resultando em mudanças positivas e visíveis na sua maneira de pensar e de tratar com as suas finanças, e que possa rapidamente melhorar as suas chances de aumentar a sua renda mensal, de forma consistente e por longo prazo.

A dinâmica da vida moderna enlaça-nos num mundo ilusório de aparências e soluções rápidas. Tudo queremos "agora". Acabamos conduzindo a nosso vida num rumo tal, que várias "soluções" financeiras aparecem-nos e dão-nos resultados rápidos, e nós embarcamos nelas sem hesitações. E muitas vezes não hesitamos porque é o que todos os nossos "boms" amigos estão a fazer. É o que está a dar. E junto a isso vem a necessidade de marcarmos posição na sociedade, e aí as nossas despesas disparam, com a compra de bens de luxo e rendas em clubes e intertenimentos onde os nossos "amigos" frequentam. Este movimento deixa de novo os nossos rendimentos insuficientes. Daí que novamente vamos atrás das soluções rápidas, para colmatar estas lacunas. E geralmente estas soluções são hoje o cartão de crédito, o leasing, os créditos de consumo, os esquemas rápidos com amigos, vulgo "boladas", etc., que a médio e longo prazo deixam-nos em ruina financeira sem precedentes, quando não sabemos tratar com elas.
Estas soluções aqui enumeradas, são grandes armadilhas para a classe média. Mas podem ser soluções interessantes para quêm tem uma educação financeira sólida, que sabe como trabalhar com o dinheiro. Estas soluções são novas no nosso mercado e para a nossa sociedade, e a nossa classe média ainda está se adaptando a elas, e a maioria não tem preparação para lidar com elas. O mundo ocidental já está "enterrado" até ao pescoço com estas soluções. Não é por acaso que hoje estamos a viver a pior crise financeira de todos os tempos. E ela começou no ocidente.
Nós do terceiro mundo temos uma grande oportunidade de aprender com os erros dos mais desenvolvidos e protegermo-nos contra este mal. É momento de tomarmos o nosso futuro financeiro com muita seriedade e prioridade. Temos que tomar a liderança sobre ele, educando-nos correctamente para sabermos lidar de forma inteligente com as soluções apresentadas, e não de forma emocional.
Rousseau, no seu famoso tratado de educação, diz-nos:
"Como, pela lei da natureza, todos os homens são iguais, a sua vocação comum é ser Homem; e aquele que estiver bem-educado para cumprir os deveres de Homem, não poderá estar mal preparado para o desempenho de qualquer profissão que se relacione com esse cumprimento. A natureza destinou-nos a função da vida humana de preferência as funções sociais. Antes de tudo, tenho de o ensinar a viver. Não lhe ensinarei a ser soldado, jurisconsulto ou teólogo, porque primeiro tem de ser Homem. A sorte poderá muda-lo, segundo lhe aprouver, de uma para outra categoria social, mas ele conservar-se-á sempre no seu lugar".
"A sociedade precisa de homens superiores a sua vocação, homens que não considerem esta unicamente como meio de subsistência, mas que se sirvam dela, também, para cultivar a razão, robustecer a vontade e disciplinar o carácter; homens cuja amplitude espiritual não encare as coisas unilateralmente e exprimam as suas teorias com senso comum, de modo que a educação escolar os não inabilite para a vida prática; homens que prefiram a essência à circunstância, a realidade à aparência, e prezem o seu bom nome como um tezouro de extraordinário valor".
No meio deste cenário todo, ainda temos a grande armadilha que é a moeda em si. O facto é que o vulgo dinheiro que temos do salário ou de outros rendimentos é uma moeda, no nosso caso o metical, que quando na sua posse, está sob jugo de dois factores fundamentais: Emoção e Inflação. A sensação de poder comprar é um factor emocional muito forte, e apossa-se facilmente de qualquer um e alimenta a sua vaidade. Você já deve ter experimentado a sensação de entrar num estabelecimento, onde toda gente está a reclamar os preços, mas você pede e paga, sem se quer perguntar o preço. Pode acontecer que você nem se quer precisa do produto, e depois de um mês, já não sabe onde está o produto, e muito menos o que fazer dele; ou ainda, já deve ter levado um amigo ou companheira para o balcão de um hotel de luxo, onde tudo é caríssimo, e pagar sem se preocupar com o preço. Esse factor faz com que você nunca chegue a fazer contas do seu dinheiro, porque sempre que a sua conta é carregada, e por seguinte a sua carteira é carregada, há sempre algo para ser comprado. Você nem se quer chega a perceber como o seu dinheiro está a acabar. O status é outro factor emocional preponderante, que lhe coloca sobre outro tipo de pressão, coagindo-lhe a adquirir bens que simbolizam "boa vida" para parecer bem aos amigos. O grande problema com as compras conduzidas pelo status, geralmente é constituído por bens que introduzem despesas, que colocam-lhe na obrigação de encontrar formas alternativas de ganhar mais dinheiro. Você se submete a um ciclo muito comum na sociedade: Trabalho duro para ganhar mais dinheiro, quanto mais dinheiro você ganha, mais gasta em bens sem rendimentos, e quanto mais bens sem rendimento você possui, mais despesas eles introduzem para si, e quanto maior for o orçamento de suas despesas, mais dinheiro você precisa, daí mais duro ainda deve trabalhar. Mais anos, menos anos, você está a mil a horas, com a qualidade de vida muito precária, com muito dinheiro a passar por si, como se você fosse um corredor, mas sem poder guardar nada, e muito menos, gozar condignamente.
O que dizer do outro factor, a inflação? O que você deve reter é que a moeda, qualquer que seja ela, foi feita para perder valor com o tempo. Portanto, o valor do seu dinheiro hoje, não será o mesmo amanhã. Portanto, o número "gordo" que vem na sua folha de salário pode ser extremamente traiçoeiro se você se cingir nele e não estar atento ao factor tempo. E pode crer, não há como reverter a situação, pelo menos enquanto estiver em vigor o actual sistema monetário internacional.
Perceba um pouco da mecânica da coisa:



A base do sistema monetário internacional em vigência é conhecido como "The Dollar Standard". Isso significa que o mundo aceitou usar o Dólar Norte-americano como reserva internacional, por outras palavras, antes do sistema actual, a moeda dos países tinha o ouro como contra-valor, mas hoje, o dólar serve como contravalor. Esse facto confere aos EUA a prerrogativa única e exclusiva de cobrar impostos a outras nações, através da inflação do dólar. Entre outros factores, todos os países do mundo

são "obrigados" a desvalorizar a sua moeda, sempre que os Estados Unidos o fizerem, de modo a compensarem as perdas. Portanto, os outros estados por sua vez, passam essas percas para os contribuintes, os seus cidadãos, neste caso concreto, para mim e para si. Como pode ver esse assunto é muito complexo, e completamente fora do meu e do seu controle. Mas dada a importância que esse fenómeno tem, e o impacto devastador que a mesma cria na sua finança pessoal, embora de forma subtil, vamos dedicar algum espaço neste programa a explicar a génese do fenómeno e os seus contornos no mundo inteiro. Essas são algumas das armadilhas que esta envolto a moeda que você recebe no seu salário. Saber dos mesmos é de extrema importância para si, se quiser minimizar o impacto negativo que o mesmo lhe poderá causar.
Portanto, esteja conosco mês a mês, e vai perceber que o assunto sobre dinheiro foi deliberadamente desenhado de forma complexa, que desmotiva a maioria a tentar se quer percebe-lo. Esta é uma das razões porquê 90% da população mundial está na pobreza. Daí a razão da importância e urgência da educação financeira. O que nós vamos lhe passar neste programa, vai lhe ajudar a si e aos seus próximos a estarem a quilómetros de avanço de 90% da população.
Vai concordar comigo que isso é um bom começo.

Felisberto Botão

Eng. Civil
MBA, Leadership



A economia da saúde

O conceito de saúde é muito mais que ausência de enfermidade, pois sem dúvida você já ouviu esta frase famosa atribuída a Dalai Lama "Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde." Todos nós lutamos para suprir as nossas necessidades ou para ter uma qualidade de vida melhor (embora seja relativo este conceito), e nesta luta diária deixamo-nos desgastar física, mental e até espiritualmente, deixamos com que as prioridades, materiais e sociais, ofusquem o nosso bem estar físico e mental.
Neste espaço nós queremos levar ao caro leitor artigos sobre a saúde como parte importante da gestão dos nossos bens, já que estamos num jornal dedicado a finanças, nada melhor que reservar este espaço para falar da gestão do bem mais precioso que temos - a vida. Uma vez que precisamos ter saúde para levar os nossos negócios e ideais criativas avante. Portanto, vamos dedicar mensalmente alguns conselhos e recomendações sobre comportamentos e hábitos saudáveis.
Num mundo muito apressado, a vida parece estar numa bolsa de valores com ações em queda e outras valorizando cada dia, trazendo tristeza, prazer e alegria e nesta correria parece inevitável o desgaste físico e mental. Imagine o barulho e as diferenças de emoções na bolsa de NASDAQ e veja se elas não se parecem às emoções da sua vida. Levando-nos a exaustão e stress. Portanto vamos a partir de agora comparar a nossa saúde como uma operação financeira e entender melhor o que ganhamos nessa operação. Se pensarmos que o custo de um produto ou serviço é o preço que pagamos por um bem ou serviço, então para termos saúde e bem estar há um preço a pagar, o custo para obter saúde, nada mais é do que sair da nossa zona de conforto, das nossas acomodações e conformismo, esforçarmo-nos, por exemplo, na prática de exercícios físicos a um gasto de energia em forma de ATP que é moeda de troca no nosso corpo, (provenientes de carboidratos, lípidos e proteínas), A utilização da glicose é a mais frequente, quando não praticamos exercícios a glicose é convertida em gordura para ser armazenada resultando no ganho de peso e prejuízos na saúde, e todos nós conhecemos o trabalho que dá "queimar" algumas gorduras para perder o peso, e o quanto dói vencer os limites do nosso organismo em uma sessão de abdominais, uma caminhada rápida ou uma sessão de barra fixa ou ginástica aeróbica.
Em economia o investimento significa a aplicação de um capital (tudo que tem utilidade) em meios de produção para aumentar a produção e produtividade e se transferirmos esses conceitos para área de saúde podemos pensar que para manter e ter saúde devemos fazer pequenos, médios e grandes investimentos, quer antes de aparecimento da doença ou depois, ao investir no descanso, o descanso é necessário para revitalização dos funções e garantir a homeostase. Uma das causas mais comuns de visita ao médico é a fadiga.



Outro exemplo de investimento é ar puro, uma boa respiração ajuda no desenvolvimento do corpo. Isso é o ar puro (livre da poluição das grandes cidades) ajuda a acalmar os nervos, o stress, contribui na estimulação do apetite, melhor digestão e. sono profundo e tranquilizante. Nas áreas verdes, quintas, machambas, parque naturais, zonas rurais é um local ideal para encontrar o ar puro. Hoje, as grandes cidades e a civilização moderna enfrentam problemas com a poluição, este mal prejudica a respiração, pois aumenta a quantidade de gases nocivos na atmosfera.
Retorno sobre capital investido (retorno sobre investimento), um bom investidor espera ganhar algo sobre o seu capital que minuciosamente foi aplicado e deste modo ganhamos bem estar, um bom humor, diminuição de risco de certas doenças como, por exemplo, pelo investimento nos exercícios ganhamos diminuição de riscos de doenças cardiovasculares, melhora a circulação sanguínea, diminuição ou manutenção da massa muscular, dentre outras vantagens para a realização de exercícios e atividade física e muitas vezes nos desculpamos que andamos ocupados e que não temos tempo. Quando li pela primeira vez esta frase de Edward Stanley, concordei com ele no seguinte aspectos, apesar da frase parecer um terror esta é a dura realidade, passo a citar "Aqueles que pensam que não têm tempo para o exercício, mais cedo ou mais tarde vão encontrar tempo para a doença".
Como vai a sua saúde financeira? E como vai a economia da sua saúde?

Cuide da sua saúde e cuide da sua economia.

Osvaldo Frederico Inlamea

Doutorando em epidemiologia experimental aplicado às zoonoses
osvaldoinlamea@usp.br


Arte na Sociedade

A arte é uma forma de o ser humano expressar suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. A arte pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras. Após seu surgimento, há milhares de anos, a arte foi evoluindo e ocupando um importantíssimo espaço na sociedade, algumas representações da arte são indispensáveis para muitas pessoas nos dias actuais, como, por exemplo, a música, que é capaz de nos deixar felizes quando estamos tristes. Ela funciona como uma distração para certos problemas, um modo de expressar o que sentimos aos diversos grupos da sociedade. Muitas pessoas dizem não ter interesse pela arte e por movimentos ligados a ela, porém nem imaginam que a arte não se restringe a pinturas ou esculturas, mas também pode ser representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. Essas formas de arte são praticadas em todo o mundo, em diferentes culturas. Actualmente a arte é dividida em clássica e moderna e qualquer pessoa pode se informar sobre cada uma delas e apreciar a que melhor se encaixar com sua percepção de arte.
Arte e vida social Como entender a arte, em especial nas sociedades de pequena dimensão, visto que nestas a arte se tornou altamente socializada, manifestando-se em objectos simples, utilizados pelo homem para tornar sua vida e a de sua comunidade mais confortável, muitas vezes estando vinculada a um contexto de instrumentos domésticos. Em sociedades simples, de pequena dimensão, marcada pela homogeneidade, as artes assumem uma tradição de relevante função pragmática, exercendo, dentro deste "universo cultural" uma finalidade utilitária. "O artista, nesse tipo de sociedade é, por conseguinte, basicamente um artesão. A arte pode assumir tanto um papel mais pragmático, como o de um instrumento ligado a difusão da expressão dos sentimentos humanos. Porém, sempre existirá algum nível de interação social dos objectos de arte, sendo este o seu papel social, que poderá se manifestar como "utilitário, ritual, educativo, comercial, preocupado com o prestígio ou com o controle social" entre outros.
Função social da arte A arte é um instrumento de grande necessidade para que o homem possa alcançar um estado de equilíbrio, de paz com o mundo em que está inserido, com a realidade e vivência. Tornou-se indispensável para o alcance deste equilíbrio, assumindo função de elevada necessidade tanto nas sociedades menos desenvolvidas, como naquelas mais complexas. Corresponde à função social da arte possibilitar uma relação profunda entre o indivíduo e as dificuldades do mundo que o rodeia, o que, inevitavelmente, resulta na sua própria complexidade, satisfazendo uma necessidade humana. Logo, se a função social da arte se encontra vinculada ao desejo do homem, enquanto existir qualquer forma de sociedade humana, a arte se manifestará, pois esta não deixará de ser necessária. Ao analisar a motivação para se ler livros, ouvir música, ver peças teatrais, assistir filmes, o indivíduo busca divertimento, a distração, em função de uma ideia de socialização das artes. O sentimento de "plenitude" se faz necessário para a satisfação em sua existência, aliado à ideia de inserção em algo maior, que o liberte de seu cotidiano e dos limites impostos pela realidade/sociedade: anseia uma "plenitude" que sente e tenta alcançar.
"A missão da arte consiste, em intensificar reações intelectuais e afectivas que vão se unir as que o homem sente em relação com a natureza com seus semelhantes".
Na sociedade contemporânea, a arte é tida como um instrumento de conexão dos sentimentos humanos com a razão, assume relevante função social, causando reflexões aos seus espectadores, agindo não como uma forma de aprisionamento da racionalidade, mas como um mecanismo de libertação.

Aissa Raposo

Lincenciada em ensino de História e Geografia


PROPÓSITO SUPERIOR DO DINHEIRO

O que de facto, a bíblia fala sobre o dinheiro?

"POIS QUAL DE VÓS, QUERENDO EDIFICAR UMA TORRE, NÃO SE ASSENTA PRIMEIRO A FAZER AS CONTAS DOS GASTOS PARA VER SE TEM OS MEIOS PARA A CONCLUIR."

LUCAS 14:28


Caro leitor, seja bem a vindo a esta página que irá trazer-lhe informações, orientações, dicas e conselhos práticos na perspectiva divina, para ajuda-lo a gerir suas finanças, de sua família e organização à luz da vontade de Deus, e lhe deixar confortável que ganhar dinheiro não é pecado.
Será uma viagem fascinante e carregada de muitas curiosidades, desafios, aprendizagem, sabedoria e menos stress com esse precioso tesouro.
Você sabia que Jesus falava muito sobre o dinheiro? Sim, o livro "Explosão e Evangelismo" diz que dezasseis de suas parábolas falam sobre como lidar com as posses e o dinheiro. Nos quatro evangelhos, nomeadamente Mateus, Marcos, Lucas e João, é surpreendente que, um em cada dez versos, ou seja, 288 versos no total, lida directamente com o assunto do dinheiro e nossas posses. Há aproximadamente 500 versos na Bíblia sobre oração, 500 sobre fé, mas uns 2000 versos sobre dinheiro e posses. O dinheiro deve ser um assunto importante para Deus. Ele não nos quer afligidos com isso. Ele quer que acreditemos que Ele proverá as nossas necessidades, como tem provido cada dia vida, saúde, força, oportunidades, pão, ar, água, família, amigos e outras dádivas que não se compram.
Muitas pessoas gastam muito tempo preocupadas com os problemas do dinheiro – como pagar pelas coisas que precisam e querem. Preocupam-se com o futuro também. Estudos mostram que a média das pessoas, cerca de 80% do dia útil é gasto sonhando, pensando na busca de dinheiro. Será que vão ter suficiente para aguentarem a vida ou aposentarem? O que acontecerá quando ficarem demasiado velhos ou doentes para trabalhar? As pessoas procuram algo estável ou permanente. Mas onde podemos encontrar segurança para o presente ou o futuro?



Unicamente Aquele que criou o Universo e todas as coisas que existem tem a reposta e a solução para termos uma vida tranquila aqui, e ver nossas necessidades supridas. Na Bíblia, a confiável palavra de Deus, temos muitas orientações para nossa vida. Deus se importa com cada detalhe de nossa vida, incluindo o dinheiro porque pode trazer muita alegria e ou muitos males.
Na realidade, gerir dinheiro e posses é um grande desafio para os crentes e qualquer ser humano, e o conselho que vem da palavra de Deus se resume numa palavra - sabedoria. Encontramos estas palavras em Provérbios 24:3 "Com sabedoria se edifica a casa e com inteligência ela se firma".
Devemos buscar ser sábios no uso do dinheiro e das posses, isto é, gastar com prudência e controle. Não devemos acumular tesouros nesta vida onde ladrões roubam e minam, a traça e a ferrugem corroem, devemos sim usar o nosso dinheiro e posses para prover sustento aos nossos, e aliviar o sofrimento daqueles que não tem condições físicas e mentais para produzir o pão que necessitam para o seu sustento básico. Com sabedoria divina, as necessárias reservas serão geradas para garantir os seus dias de carências.
A bíblia não condena a riqueza, mas o amor ao dinheiro é sim a raiz de muitos males. Ela também não condena o pobre, mas o gasto de dinheiro em coisas fúteis.
Busque então a Deus em oração, Ele lhe dará sabedoria, guiará você em suas decisões pessoais, familiares, empresariais, e nos seus negócios lhe deixando com um saldo extra e proporcionando estabilidade, segurança e felicidade - tenha plena certeza. ''Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade, e lhe será concedido'' Tiago 1:5.
Que Deus cuide de você, do seu bolso, sua carteira, seus cartões, suas contas bancárias e suas posses. E nós estaremos aqui contribuindo para lhe orientar sobre a perspectiva divina do dinheiro, e assegurar que você vai ganhar, gastar e poupar dinheiro de forma saudável.
Espero você na próxima edição.


Sérgio António (Mozangar)

Licenciado em Francês
Estudante de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Investigador de assuntos religiosos



Introdução ao marketing multinível

Caro leitor, eu vou partilhar consigo a ferramenta mais poderosa que eu conheço, que permite qualquer um ganhar muito dinheiro de forma fácil, com um negócio por conta própria: Network marketing. Para tal, vou usar como base a brochura "45-second presentation" de Don Failla, que tem tudo o que você precisa saber para começar a construir uma grande organização, gerida de casa, que lhe deia rendimentos para o resto da sua vida.
Existem milhões de pessoas envolvidas em marketing multinível, ou ainda, Network Marketing (NM), e mais milhões estão entrando todos os anos, em várias partes do mundo. Qualquer pessoa pode aderir a este modelo de negócio e ganhar muito dinheiro, a coisa mais importante quando se é novo, é perceber o modelo, e desejar atinjir algo. Sem esse desejo, você não tem nada.
Network marketing, que também podemos chamar de marketing de rede, é um dos métodos de comercialização de produtos com o crescimento mais rápido no mundo, mas ao mesmo tempo é o mais mal entendido. Foi designado por muitos como as Ondas-dos-anos Oitenta. Acredite! Tem sido muito mais do que isso. No ano 2000 mais do que 100 BILIÕES DE DÓLARES em produtos e serviços foram transacionados atravéz de companhias que implementam Network Marketing.
O propósito destes artigos é passar para si como leitor, atravéz de ilustrações e exemplos, o que É e o que NÃO É Network Marketing. Também vamos mostrar como você pode de forma efectiva, e repito - EFECTIVA, explicar o que é Network Marketing a outras pessoas.
Don Failla desenvolveu as "Apresentações em Guardanapo" ("Napkin Presentations") que são a base destes artigos. Ele tem estado envolvido em Network Marketing de uma ou de outra forma desde 1969.
Antes de entrar nos detalhes sobre as "Dez Apresentações em Guardanapo," vou responder a uma das mais frequentes e provavelmente a mais básica das perguntas, "O que é NM?"
Vamos simplificar. Marketing significa simplesmente a transacção de um produto ou serviço do produtor ou provedor para o consumidor. Multi-Nível refere-se ao sistema de compensação providenciado a aquelas pessoas que fazem com que o produto seja transaccionado ou o serviço providenciado. "Multi" significa "mais do que um." "Nível" refere-se a aquilo que pode ser melhor designado de "geração." Poderia ser chamado de "Marketing em Multi Gerações." Vamos usar o termo Network Marketing (NM) uma vez que é a terminologia mais comummente usada. É tão comum, de facto, que muitas pirâmides ilegais e esquemas de distribuição em cadeia ou cartas em cadeia tentam passar-se como sendo um programa em Rede (NM). Isto cria um estigma, no entanto não justificado, que faz com que novas companhias operando em Marketing de Rede (NM) prefiram usar outros nomes para designar o seu tipo de marketing. Alguns desses nomes que você já ouviu ou vai ouvir são "Uni-Level Marketing," e "Co-op Mass Marketing."

Na realidade existem somente três métodos básicos de movimentação de produtos:

VENDA
A RETALHO

Tenho a certeza que toda a gente está familiarizada com o que é venda a retalho. A pequena loja, a farmácia, os supermercados . . . Você vai a uma loja e compra qualquer coisa.

VENDA
DIRECTA

Usualmente (mas não sempre) inclui seguros, panelas, enciclopédias, etc. A empresa Avon, os chás da Tupperware, etc., são alguns exemplos de Venda Directa.

MARKETING EM REDE
(NETWORK MARKETING)

é aquele que vamos discutir em detalhe neste e nos próximos artigos. Não deve ser confundido com os outros dois tipos, especialmente com as Vendas Directas, com o qual NM é comummente confundido.

Um quarto tipo de marketing que algumas vezes é adicionado à lista é a ENCOMENDA POR CORREIO. Encomenda por Correio pode ser do tipo NM, mas é mais comummente incluído na categoria das Vendas Directas. Um quinto tipo muitas vezes confundido com NM, que já mencionei é a VENDA DE PIRAMIDES. O facto é...PIRAMIDES são ILEGAIS! Uma das razões mais importante pela qual são ilegais á porque não consegue transaccionar um produto ou providenciar um serviço válido. Se não há transacção de produtos nem prestação de um serviço como é que pode ser designado de "marketing", menos ainda de "Marketing em Rede"! Uma Rede eles podem constituir....., mas MARKETING NÃO FAZEM!!! A maior parte das objecções que as pessoas têm para se juntar ao NM são causadas pelo facto de não entenderem a diferença entre NM e Vendas Directas. Esta confusão é de entender, uma vez que a maior parte das companhias de melhor reputação, que operam em NM também pertencem a Associação de Vendas Directas.
Você foi talvez condicionado a pensar neste tipo de marketing como programas de vendas de porta em porta, uma vez que a primeira vez que você conheceu os referidos produtos foi quando um distribuidor bateu na sua porta para vender alguma coisa.
Existem algumas características que diferenciam as companhias que operam em NM das que o fazem por Vendas Directas. Uma diferença significativa é que em NM você está num negócio por conta própria MAS NÃO ESTÁ SOZINHO. Por estar no negócio por conta própria, você compra os produtos que precisa a preço de grossista do SEU próprio negócio.
Isto significa que você pode (e deve) usar estes produtos para o seu próprio consumo. Muitas pessoas envolvem-se com companhias de NM só por este motivo, para comprar a preço de grossista. E muitas dessas pessoas tornam-se "sérias" no negócio mais tarde.
Como compra os produtos A PREÇO DE GROSSISTA, você pode, se quiser, vender esses produtos a PREÇO DE RETALHO e ter um MARGEM DE LUCRO. Um aspecto frequentemente mal entendido em NM é a noção de que você TEM DE vender a retalho para ser bem sucedido. No entanto existem muitos aspectos que devem ser mencionados sobre venda a retalho, por isso esta não deve ser ignorada. Alguns programas até exigem que se tenha uma quota mensal de vendas a retalho para você se qualificar a receber bónus.
Você pode vender se quiser ou se tiver de o fazer dependendo dos requisitos do programa particular que está a seguir, mas para ter uma receita grande, segura e a longo prazo – o verdadeiro sucesso é resultado da constituição de uma organização/rede.
PONTO IMPORTANTE: Deixe que as suas vendas venham naturalmente como resultado de constituição da sua organização/rede. Muitas pessoas não tem sucesso por tentarem fazer ao contrário, elas tentam construir a organização enfatizando nas vendas.
A palavra "vender" produz pensamentos negativos na mente de 95 % das pessoas. Em NM você não precisa de "vender" produtos no sentido tradicional da palavra. No entanto, OS PRODUTOS TEM DE SER TRANSACIONADOS ou ninguém, ninguém mesmo é pago. Don Failla define a venda tradicional como sendo "abordar pessoas estranhas e tentar vender-lhes coisas que elas não querem nem precisam". Não é isso que você vai fazer em NM. Mas mais uma vez, OS PRODUTOS TÊM DE SER TRANSACIONADOS OU NINGUÉM É PAGO!

Quando você está a construir a sua organização, você está na realidade a construir uma rede através da qual os produtos vão ser distribuídos. Venda a retalho é uma das fundações do NM. As vendas em NM vêm como resultado de os distribuidores PARTILHAREM os produtos com os seus amigos, vizinhos e familiares. Nunca têm de falar com estranhos. Para construir um NEGÓCIO GRANDE E BEM SUCEDIDO você precisa de ter um BALANÇO. Você precisa de apadrinhar e ensinar NM e no processo de fazer isso, você pode construir uma base de clientes nas vendas que faz aos seus amigos, vizinhos e familiares, que não ederiram ainda ao programa, portanto, não tem acesso aos produtos.
Não tente vender sozinho o seu programa a todo o mundo. Lembre-se que NM é construir uma organização na qual muitos distribuidores vendem cada um, um pouco. Isto é muito melhor do que tentar que poucas pessoas vendam muito. Havendo capacidade, e dependendo de cada programa, esta venda pode ser substituida apenas com o consumo pessoal dos produtos. Portanto, a venda não é obrigatória.
Em todas as companhias que trabalham com NM, não existe a necessidade de gastar grandes somas de dinheiro com publicidade. A publicidade é quase que exclusivamente feita de boca-a-boca.
Por este motivo estas companhias tem mais dinheiro para investir no desenvolvimento de produtos. Como resultado, estas normalmente tem produtos de melhor qualidade do que os similares encontrados nas lojas. Você pode PARTILHAR com um amigo um produto de melhor qualidade do que aquele que ele já está a usar. Você está simplesmente a substituir uma marca com outra que você descobriu através da sua própria experiência que funciona melhor.
Como pode ver, não tem nada a ver com vendas de porta-em-porta ou abordar estranhos todos os dias. Todos os programas em NM que conheço ensinam que você deve simplesmente PARTILHAR os produtos ou serviços de qualidade que você representa com amigos… isto é tudo de "vendas" que você pode fazer (nós preferimos chamar de "Partilha," porque na realidade é isso que acontece!).
Outra coisa que diferencia NM de Vendas Directas é o APADRINHAMENTO de outros distribuidores. Em companhias que funcionam por vendas directas este acto é chamado de RECRUTAMENTO. No entanto, "apadrinhamento" e "recrutamento" são definitivamente coisas diferentes. Você APADRINHA alguém e depois ENSINA a essa pessoa aquilo que você está a fazer – a desenvolver um NEGÓCIO POR CONTA PRÓPRIA.
Vamos enfatizar: existe uma grande diferença entre apadrinhar alguém e simplesmente "registar alguém". Quando você APADRINHA alguém, você está a assumir um COMPROMISSO com essa pessoa. Se você não quer assumir esse compromisso, então você está a prejudicar essa pessoa ao convida-la a registar-se.
Nesta fase, tudo o que você precisa é TER VONTADADE de lhe ajudar a desenvolver um negócio por conta própria. Esta série de artigos serão um instrumento valioso para lhe dar a conhecer o que é, e como fazer isso.
É RESPONSIBILIDADE do padrinho ensinar as pessoas que ele traz para o negócio tudo o que ele sabe sobre o negócio. Coisas como por exemplo como fazer encomenda de produtos, manutenção de registos, como iniciar, como construir a sua organização, etc. Esta série de artigos vai dar-lhe bases para lhe tornar CAPAZ de assumir essa responsabilidade.
O APADRINHAMENTO é o que faz com que o negócio em "Network Marketing" cresça. A medida que a sua organização vai crescendo, você vai construindo no sentido de se tornar um homem/mulher de negócios INDEPENDENTE e BEM SUCEDIDO (A). A tornar-se PATRÃO DE SÍ PRÓPRIO!
Em companhias de Vendas Directas, você trabalha para a companhia. Se você decide mudar de área de residência, você tem de começar tudo de novo. Na maior parte das companhias que trabalham programas em NM que eu conheço, você pode mudar de área de residência dentro ou fora do país e apadrinhar outras pessoas sem no entanto perder o volume de negócios gerado pelo grupo que você constituiu anteriormente.
Em programas em "Network Marketing" você pode ganhar muito dinheiro. Leva muito mais tempo em umas companhias do que em outras, mas ganhar muito dinheiro acontece através da constituição de uma grande organização e não simplesmente pela venda de produtos.
Pode ter a certeza, que você pode ganhar dinheiro suficiente para viver bem em alguns programas, só pela venda de produtos – mas você pode ganhar uma FORTUNA ao ter como função primária constituir uma organização.
As pessoas associam-se a negócios em "Network Marketing" com a ideia de ganhar $50, $100, ou até $200 dólares por mês mas de repente apercebem-se de que se levarem o negócio a sério podem ganhar $1,000, $2,000 ou muito mais por mês. Mais uma vez, lembre-se que uma pessoa não ganha tudo isso só pela venda dos produtos . . . este volume de receita é possível de obter quando se constitui uma organização.
ESTE É O PROPÓSITO DESTES ARTIGOS: ensinar-lhe coisas que você precisa fazer para constituir uma organização e fazê-lo RAPIDAMENTE – para desenvolver atitudes certas e apropriadas em relação a NM. Se uma pessoa pensa que "Network Marketing" é ilegal, tendo a conotação de que se assemelha a uma pirâmide (e ela apresenta-lhe essa conotação), você vai ter dificuldades em apadrinhar essa pessoa.
Você tem de apresentar a essas pessoas os factos que vão eliminar a sua atitude de erradamente confundirem uma organização que opera em "Network Marketing" com uma pirâmide. Um exemplo que você pode usar para mostrar a essas pessoas é a ilustração apresentada mais abaixo nesta página. A pirâmide é construída de cima para baixo e só aquelas pessoas que estão no início da constituição da pirâmide é que conseguem chegar ao topo.
No triângulo "NM", toda gente começa em baixo e tem a oportunidade de constituir uma grande organização. A pessoa pode construir uma organização muitas vezes maior do que a do seu padrinho se assim o quiser.



Como eu disse antes, por volta do ano 2010, NM estava a produzir mais do que $200 BILHÕES de dólares por ano. E isso é um GRANDE NEGÓCIO!
Muitas pessoas percebem que NM é um grande negócio! Network Marketing tem estado no mercado a mais de 50 anos. Algumas companhias que existem a mais de 35 anos estão isoladamente a produzir cerca de um bilhão de dólares por ano.
Nós conhecemos uma companhia que fez mais do que $2,000,000 no primeiro ano de operação. No Segundo ano atingiu $15 MILHÕES. No terceiro ano projectaram atingir $75 MILHÕES. A meta deles é chegar a UM BILIÃO por ano depois do seu 5 ̊ ano de operação. Os princípios que vamos expor nesta série de artigos vão tornar esta meta atingível.
NETWORK MARKETING é um caminho viável para um inventor ou produtor, para pôr um produto novo no mercado sem ter de ter um milhão de dólares e sem ter de entregar completamente o seu produto para outra pessoa comercializar.
Interasse-lhe? Siga-nos nos próximos artigos.

Felisberto Botão

Eng. Civil
MBA, Leadership



Bolsa de Valores de Moçambique (BVM)

A Bolsa de Valores é o mercado organizado onde se negociam acções de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários, tais como as opções. Pode ser organizada na forma de uma sociedade civil sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários. Porém, o mais usual hoje em dia é que as bolsas de valores actuem como sociedades anônimas, visando lucro através de seus serviços. No caso de ser organizada como sociedade civil, seu patrimônio é representado por títulos pertencentes às sociedades corretoras que a compõem, se for organizada como Sociedades Anônimas, este patrimônio é composto por acções. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando com rapidez, amplitude e detalhes as operações realizadas.
Em Moçambique a instituição surgiu em 1997, através do Ministério do Plano e Finanças, cria a "Comissão Instaladora da Bolsa de Valores de Moçambique", a qual teria por missão promover a organização do mercado de capitais em Moçambique, nomeadamente ao nível da criação das estruturas institucionais e de ordem jurídica necessárias e, bem assim, concretizar a instalação de uma Bolsa de Valores, figura logo inicialmente apontada como a mais adequada para dar corpo ao funcionamento de um mercado secundário organizado de valores mobiliários.
A Bolsa de Valores de Moçambique é bem nova , muitos moçambicanos tem a dificuldade de perceber o fucionamento de Bolsas de Valores, como esse mercado de investimento está estruturado, o que a torna um ator pouco relevante ainda no actual mercado económico e na vida do cidadão comum.

Este facto é tal, tanto que a BVM tinha ate pouco tempo listadas somente 3 empresas:

  • Cervejas de Moçambique: 2008, 2011 e 2012

  • CMH (Gás de Temane): Em 2008 realizou uma OPV de 10% do capital

  • CETA (construção civil): Em 2012 realizou uma OPV de 25% do capital

  • A OPV (Oferta Pública de Valores) da CMH obedeceu ao esquema de pulverização por investidores/aforadores Moçambicanos

  • A oferta da CMH foi o primeiro caso de pulverização do capital duma S.A. em Moçambique.

Para uma sociedade de quase 25 milhoes de habitantes, isso é muito insignificante.
A Bolsa de Valores de Moçambique existe há mais de 11 anos no país, que é muito jovem se comparada com a de outros paises da região como a África do Sul e o Zimbabwe, que tem as suas Bolsas de Valores a funcionar a mais de 100 anos. É sabido que a economia no nosso pais é meio vulnerável, com muitas instabilidades no mercado financeiro, daí surge a questão, o nosso mercado está preparado para comportar uma bolsa de valores?
Moçambique é um país emergente, que a maioria da população economicamente activa, dedica-se a negócios informais, que uma grande parcela do sistema empresarial está estruturado em PMEs.
Até que ponto os moçambicanos estão preparados a correr esse risco no mercado de Capitais que pode-se destinguir como um investimento cheio de incertezas? Será que a Bolsa de Valores está preparada? A Bolsa de Valores terá que assumir um papel muito importante, criar maneiras com que o cidadão pacato tenha a necessidade de aderir a bolsa, e veja como uma vantagem e um acesso de opotunidades de gerar riqueza com o investimento no mercado financeiro de bolsa. Infelizmente a prática de poupança ainda deixa muito a desejar, daí que a bolsa pode ser vista como uma grande apelaçaõ para que as pessoas aprendam a investir,

Até que ponto os moçambicanos estão preparados a correr esse risco no mercado de Capitais que pode-se destinguir como um investimento cheio de incertezas? Será que a Bolsa de Valores está preparada? A Bolsa de Valores terá que assumir um papel muito importante, criar maneiras com que o cidadão pacato tenha a necessidade de aderir a bolsa, e veja como uma vantagem e um acesso de opotunidades de gerar riqueza com o investimento no mercado financeiro de bolsa. Infelizmente a prática de poupança ainda deixa muito a desejar, daí que a bolsa pode ser vista como uma grande apelaçaõ para que as pessoas aprendam a investir, poupar, gerar mais renda. Entre outras, a BVM tem vantagens mensuráveis que o público precisa saber:


  • A BVM pode permitir a captação de capitais externos;

  • A BVM pode diversificar as fontes de financiamento das empresas e reduzir o recurso permanente ao crédito bancário;

  • A Bolsa pode minimizar o problema do acesso e custo do capital;

  • A Bolsa é um bom instrumento para melhorar o sistema de gestão das empresas e garantir a sua perenidade;

  • A Bolsa reduz o risco dos 3 D's associado às empresas familiares (Death – morte; Divorce – divórcio; Disaster - desastre).

Para tal, um grande desafio para Bolsa de Valores de Moçambique ao assumir essa postura, e de fundamental importância, seria a sensibilização, a educação e formação de todos intervenientes do mercado de capitais, desde o público, empresas e instituições financeiras. Pois há questões que ficam no ar, sem resposta claras, tais como:


  • Quanto custa uma empresa lançar uma OPV e manter-se em Bolsa em Moçambique?

  • Qual o perfil da PME em Moçambique e quais os requisitos para a sua admissão?

  • Que mudanças devem as PME's realizar para se adequarem?


Bernardino A. Júnior

Estudante de Contabilidade e Finanças



A dívida pode alavancar a sua vida financeira, se for bem planificada e administrada. Mas também pode ser a âncora da ruína dos seus rendimentos familiares. Portanto, quando for contrair uma dívida, faça-o em valores pequenos, fácil de administrar. Se ela for grande, assegura-te que o pagamento não seja com o seu salário, mas sim com rendimentos extras, ou seja, uma terceira pessoa vai pagar por si.


O dinheiro é um factor de grandes emoções, portanto muito cuidado com as suas decisões quando ele cai em suas mãos. Se você passar a vida a comprar coisas que não precisa, amanhã vai se ver forçado a vender coisas que precisa. Fica atento.


Youtube

https://www.youtube.com/watch?v=8RwX96Ix8Fc&feature=youtu.be


LINKS ÚTEIS


Ficha Técnicas

Felisberto Botão — Eng. Civil, MBA, Leadership

Osvaldo Frederico Inlamea — Doutorando em epidemiologia experimental aplicado às zoonoses

Aissa Raposo — Lincenciada em ensino de História e Geografia

Sérgio António (Mozangar) — Licenciado em Francês Estudante de Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, Investigador de assuntos religiosos

Bernardino A. Júnior — Estudante de Contabilidade e Finanças

DSD Challenge — Conteúdos e editorial

PROJENITY — Design e Produção

Contactos

DSD Comercial — +258 843608688

Endereço — Av. Centro Comercial, N. 1866, Cidade da Beira, Moçambique

www.dsdchallenge.co.mz

Facebook

DSD Comercial — +258 843608688

https://www.facebook.com/DsdChallenge?fref=ts

www.dsdchallenge.com